(English) Harvest 2014: first maturity control

Quinta Vale d'AgodinhoCada ano, no dia 10 de Agosto, embarcamos no primeiro controlo de maturação na nossa principal vinha, a Quinta Vale d’Agodinho. Localizada sobre uma área com quase 360º de exposição solar, é fascinante para nós ver como as uvas amadurecem com diferentes níveis de exposição. Em circunstâncias ideais, as uvas têm tamanho semelhantes dentro do mesmo cacho. Não só isso, também queremos que as videiras viradas a sul – onde as temperaturas mais altas tendem a acelerar o processo de maturação – mantenham uma maturação semelhante à das vinhas viradas a norte. Felizmente, temos tido sorte este ano. As temperaturas durante o dia têm permanecido nos +30ºC, enquanto que as noites têm sido frescas, com as temperaturas a descerem até aos 15ºC, e nalguns casos abaixo dos 12ºC. As frescas e às vezes arrepiantes temperaturas da noite contribuem para que as videiras mantenham altos níveis de acidez nas uvas, o que permitirá um longo envelhecimento do vinho em garrafa. Se puxar pela cabeça, certamente recordar-se-á da nossa incitante conversa sobre a importância da humidade no solo. Quando os níveis de água são baixos, as videira adaptam-se a um modo de sobrevivência, deixando de ajudar as uvas. Felizmente, não é o caso este ano! Os níveis de água estão bons, ainda que uns chuviscos para o fim do mês só viessem ajudar. A única coisa que não correu tão bem nesta Primavera, como referido já num artigo anterior, foram as frias e húmidas noites durante a floração, o que reduziu o número de bagos fecundados, ou seja, trouxe desavinho e baguínha. Aqui fica uma tabela com os valores para o álcool potencial a 10 de Agosto dos anos anteriores, seguido do dia em que começámos a vindima na Quinta Vale d’Agodinho:

Ainda temos um grande caminho a percorrer até à vindima – cinco ou seis semanas – por isso muita coisa ainda pode mudar. Mas pelo menos podemos afirmar que 2014 vai ser certamente melhor que 2012 e talvez melhor que 2013. Agora, haja paciência, que é o que pedimos às crianças na véspera de Natal! Oscar

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribe to the feed and get future articles delivered to your feed reader.

  • tom_archer

    How are things shaping up Oscar?

    I see some rain forecast for the next few days, which should hopefully freshen things up nicely prior to harvest..

    • quevedo

      Hi Tom, at this point we don’t want any water. We are going to start harvesting the best vineyards on Monday and any showers right now could only bring sugar dilution and rotten for the more compact varieties like Touriga Franca. Right now it is raining in Porto but not yet in the Douro. Lets see how clouds move during the next hours.