Quevedo Press Release do dia 25 de Fevereiro de 2009

Quevedo Lança Rótulos Interactivos nos seus Vinhos

A Quevedo, produtor de Vinho do Porto e do Douro, acaba de introduzir rótulos dinâmicos e interactivos nas suas garrafas. Os contra-rótulos da Quevedo passam a incorporar um código de resposta rápida conhecido por QR code, que permite obter informação sobre o vinho utilizando o telemóvel. As garrafas com esta tecnologia estão disponíveis em Portugal desde Fevereiro, e chegarão em Maio aos EUA.

A leitura do código poderá ser feita no restaurante, na loja de vinhos ou em qualquer outro local, simplesmente passando a câmara fotográfica do telemóvel sobre o QR code. No ecrã aparecerá um link para o site www.adegga.com, onde se podem encontrar comentários de outros consumidores, assim como sugestões de acompanhamento ou notas de prova do vinho. Para além dos vinhos Quevedo, estão catalogados neste site mais de 10.000 vinhos de cerca de 50 países.

Para dotar qualquer telemóvel com câmara fotográfica de um leitor de QR code basta fazer o download gratuito do programa em Kaywa. A tecnologia QR code foi criada pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994. No inicio de 2008 o Adegga e a Catavino tiveram a ideia de a aplicar aos vinhos. Um ano depois a Quevedo associa-se ao projecto colocando o QR code nos seus rótulos. Nas palavras de Óscar Quevedo, fundador da empresa, “Os novos rótulos procuram facilitar a partilha de opiniões sobre os nossos vinhos entre consumidores de todo o mundo.”

Depois de em Julho de 2008 ter sido o primeiro produtor de Vinho do Porto a criar um blog, a Quevedo reforça a aposta nas novas tecnologias como ferramenta de comunicação directa e interactiva com os consumidores dos seus vinhos, tornando-se um dos primeiros produtor de vinhos do mundo a utilizar o QR code nos seus rótulos.

Convidamo-lo a visitar a nossa adega e as nossas quintas em S. João da Pesqueira.

Quevedo, a família do vinho.